

Nesta animação 2D feita no estilo frame a frame, dei vida a um bicho-preguiça com traços caricatos, movimentos exagerados e muita expressividade cênica. O foco principal foi transmitir personalidade em poucos segundos de tela, utilizando os princípios da animação tradicional para destacar a atuação do personagem. Cada quadro foi desenhado manualmente, buscando manter a fluidez dos movimentos e o timing cômico que reforça o estilo leve, divertido e acessível da sequência.
Desde o concept até a finalização, o objetivo foi explorar a força da animação frame a frame como linguagem expressiva e artística. O personagem foi construído com um traço solto e orgânico, valorizando o aspecto artesanal, gestual e espontâneo do movimento. A ideia era brincar com a lentidão típica de uma preguiça, contrastando com reações exageradas, expressões faciais amplas e gestos inesperadamente ágeis, criando um efeito cômico, simpático e visualmente cativante.
O projeto foi pensado especialmente para redes sociais e conteúdos curtos, onde o impacto visual imediato é essencial. Por isso, busquei trabalhar com silhuetas claras, leitura rápida das ações e um ritmo que captasse a atenção do espectador desde os primeiros frames. A ausência de diálogos reforça a linguagem corporal como principal meio de comunicação, desafiando o animador a extrair o máximo de emoção, humor e intenção através da atuação visual.
Essa peça também serviu como um estudo pessoal de atuação, timing e design de movimento em animação 2D, reforçando a importância do frame a frame na construção de personagens vivos, com identidade própria. Além disso, foi uma excelente oportunidade de treinar observação, sensibilidade de movimento, apelo emocional e humor visual — elementos fundamentais para dar vida a personagens memoráveis, mesmo em situações simples ou cotidianas.
ANIMAÇÃO (FRAME A FRAME) BICHOS-PREGUIÇA




Rafe - Rascunho
Rascunho de Animação
Animação Final
Ferramentas utilizadas: Photoshop e Toon Boom Harmony